Últimas Notícias

Assembleia Geral de 12-12-2017

Assembleia Geral de 27/04/2017

Nova Convocatória Assembleia Geral Ordinária Dezembro 2016

Centro Social S.Pedro do Afonsoeiro


Rua Cidade da Beira nº 79 - Afonsoeiro 2870-805 Montijo


Tel.21 232 83 80

Sobre Nós...

O Centro Social de S. Pedro do Afonsoeiro é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), fundada em 1990, que nasceu na sequência de projetos de Luta Contra a Pobreza que tinham como objetivo trabalhar com a população jovem e com a população idosa da Freguesia, combatendo a exclusão social.

Hoje, 25 anos depois, somos uma Instituição que tem equipamentos nas Uniões de Freguesias Montijo/ Afonsoeiro e Atalaia/ Alto Estanqueiro e Jardia, com 8 valências - Serviço de Apoio Domiciliário, Centro de Dia, 2 Centros de Convívio, Creche, Serviço de Apoio ao Jovens, Lar de Infância e Juventude e Centro de Acolhimento Temporário. Nesta exigente missão, contamos com a colaboração de 70 trabalhadoras/es que todos os dias dão o seu melhor.

O Centro Social de S. Pedro do Afonsoeiro é a única instituição no Concelho de Montijo que tem respostas residenciais especializadas no âmbito das Crianças e Jovens em Risco. O Centro de Acolhimento Temporário "Sol dos Meninos" que responde a 10 crianças e o Lar de Infância e Juventude "Abrir Caminhos" que evoluiu recentemente para um lar de raparigas, acolhe jovens, maioritariamente entre os 14 e os 18 anos, procurando construir para e com estas jovens um projeto de vida que vise a sua autonomia e um futuro de sucesso.

A nossa missão é prestar um serviço eficiente e de qualidade a todos os/as nossos/as utentes, pautando-nos, sempre, pelos valores da solidariedade, equidade e subsidiariedade, procurando assim, por um lado contribuir para o combate à pobreza e à exclusão social e por outro responder às necessidades das famílias e da comunidade.

Hoje, com mais de duas décadas de existência, procuramos adaptarmo-nos às novas realidades da comunidade e acompanhar, conjuntamente com a Rede Social de Montijo e com as entidades parceiras, nomeadamente a Segurança Social, a Câmara Municipal, as Juntas de Freguesia, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens e comunidade educativa, soluções inovadoras e respostas adequadas às necessidades da população.

Neste âmbito somos a entidade gestora do Contrato Local de Solidariedade Social "Roda Livre", que desenvolve um conjunto de ações que visam dar resposta em áreas como a empregabilidade, a formação, o combate à pobreza, em particular a pobreza infantil, e a capacitação da comunidade, numa parceria com a Escola Profissional de Montijo, entidade coordenadora do eixo da empregabilidade, e com a Câmara Municipal de Montijo, entidade promotora do Projeto.

A nossa Instituição debate-se diariamente com problemas e dificuldades, mas procuramos, trabalhadores/as, utentes, famílias e direção, encarar a realidade como um desafio permanente e encontrar soluções que respondam às necessidades existentes, tentando sempre melhorar o nosso desempenho em prol daqueles e daquelas que usufruem das nossas respostas socias.